Para entendermos o que é e como funciona a barreira protetora da pele, primeiro precisamos entender como ela funciona. Nossa pele tem 3 camadas:

A nossa epiderme é formada por até 5 subcamadas.

Há um sistema dinâmico de células, saindo da subcamada mais interna (estrato basal) para a mais externa (estrato córneo), que é a camada visível da nossa pele. Nesse fluxo, as células vão sintetizando proteínas e lipídeos e se tornam anucleadas, ou seja, mortas.
Ao chegarem na superfície da pele (estrato córneo) essas células substituem aquelas que já estão mortas e formam a barreira protetora da pele junto com os lipídios (ceramidas), que são as proteínas sintetizadas pelas células e suor.
Todo esse processo é chamado de renovação celular. Ela tem duração de 28 dias, porém, com o tempo, pode chegar a até 40 dias. Essa troca de células é natural, mas quando o ritmo é alterado, você consegue sentir visivelmente as mudanças. A pele fica mais áspera, opaca, sem brilho e desuniforme.
Por que a renovação celular é tão importante?
É ela quem irá fazer a manutenção da nossa pele, para mantê-la saudável. Quando não há esse fluxo de células, nossa pele começa a perder o brilho, o viço. Se aquelas células mortas não se desprendem da nossa pele, ela começa a desidratar e todo o funcionamento passa a ser anormal. Quanto mais células mortas na sua pele, maior a probabilidade de excesso de oleosidade, acne e cravos, já que os poros ficam obstruídos.
Como estimular a renovação celular?
O sono é muito importante para a renovação celular (sono da beleza, bebê), pois quando estamos dormindo aumentamos a produção do hormônio GH de crescimento, que é responsável pela renovação celular. Ter uma noite de sono com qualidade, respeitando as 8 horas, longe de barulhos, luzes e aparelhos eletrônicos, vai ajudar a manter uma pele saudável.
Então quer dizer que de dia não acontece a renovação celular? Não! Ela é um processo contínuo, mas que é intensificado no período em que estamos dormindo.
Dormir com a pele limpa, desobstruída, potencializa essa renovação. Esfoliar a pele é imprescindível, pois remove as células mortas para que o fluxo da renovação seja contínuo. Uma pele esfoliada está limpa para receber e absorver melhor os ativos, ajudando na permeação dos cosméticos.
Além disso, a esfoliação melhora o microrrelevo da pele, desobstrui poros deixando-os muito menos dilatados, limpos e controlando a oleosidade e surgimento de acnes e cravos. Perfeito, né?! E como sempre, claro, a Tropi tem a solução pra você! Com ativos esfoliantes de granulometria baixa e uniforme, nosso Esfoliante Facial limpa a pele sem deixá-la sensível, pois contém ativos calmantes como Camomila e Babosa. Pode ser usado no máximo duas vezes na semana em peles mais oleosas e uma, em peles mais sensíveis. Ele é o passo que faltava na sua rotina semanal!