VOCÊ SABE QUAL O SEU TIPO DE PELE?
Existem quatro tipos de pele, mas antes de falar disso, precisamos entender como ela funciona.

A nossa epiderme é formada por até 5 subcamadas.

Há um sistema dinâmico de células, saindo da subcamada mais interna (estrato basal) para a mais externa (estrato córneo) que é a camada visível da nossa pele. Nesse fluxo as células vão sintetizando proteínas e lipídeos e se tornam anucleadas, ou seja, mortas.
Ao chegarem na superfície da pele (estrato córneo) essas células irão repor àquelas que já estão mortas (por isso é sempre muito importante esfoliar o rosto para retirar as células mortas!), e irão formar a barreira protetora da pele junto com os lipídios (ceramidas), proteínas sintetizadas pelas células e suor.
A barreira protetora é importante, pois irá formar um filme protetor que previne a pele de perder água (pele hidratada é de dentro pra fora, viu, menines? Já tomou água hoje?) e inibe toxinas de adentrar a nossa pele. Mas o que isso tem a ver com o nosso tipo de pele? T U D O!
Pele normal
é aquela pele aveludada e equilibrada.
Produz a quantidade ideal de sebo para que não fique ressecada e nem oleosa.

Pele seca
não produz sebo suficiente para evitar a perda de água, ou seja, a barreira protetora da pele fica comprometida e não consegue reter umidade na epiderme, deixando-a ressecada, com sensação de rigidez, sensível e aspecto pálido. Como a função barreira está desprotegida, essa pele pode estar mais propensa às atividades dos radicais livres que podem desencadear manchinhas e linhas de expressão. Por isso é super importante manter a pele hidratadíssima!

Pele oleosa
está atrelada a muitos fatores: genética, alimentação, hormônios, estresse, cosméticos (isso mesmo!) e pela superprodução de lipídeos. Como essa pele tem mais oleosidade em sua superfície, a sua função barreira está suuuuper protegida, ou seja, ela tem menos chance de sofrer das agressões do dia-a-dia.
~Viu como a barreira protetora está atrelada a tudo?!
Peles oleosas geralmente tem poros bem dilatados, brilho excessivo e tem uma maior tendência a ter acnes e comedões (cravos).

Pele mista
Por último, temos a combinação de uma pele normal e oleosa, que é a pele mista.
Esse tipo de pele tem a região T (testa, nariz e queixo) mais oleosa e as bochechas mais secas. Isso acontece porque ocorre um déficit de sebo na pele.

Independente do tipo de pele que você tenha, o importante é o cuidado, bele?
Acompanhem a gente por aqui também se você AMA um conteúdo mais aprofundado de skin care, cosméticos naturais, pele, cabelo e beleza natural!
Se tiver alguma sugestão do que quer ler por aqui, escreve pra gente <3